FILM PANIC Presents! em parceria com Shortcutz Porto

Sábado  25  >  21h30  >  [cinema]  >  Biblioteca Almeida Garret

Film Panic Presents! Curtas de Susu Laroche e Marnie Weber
**Sessão especial com Festival Feminista do Porto** – Entrada Gratuita
Nesta sessão temos o prazer de apresentar os trabalhos de duas artistas cineastas, Susu Laroche e Marnie Weber.

Susu Laroche vive em Londres, é fotografa e cineasta e trabalha com filme analógico. Os seus filmes retratam uma terra arcaica construída de sombras, onde figuras espectrais encenam episódios ceremoniais que nos dão vislumbres de um mundo criado pela sua imaginação. O seu trabalho revela uma postura de rebeldia contra o ortodoxo, rejeição de convenções, e uma dedicação à procura e celebração destas qualidades no mundo que a rodeia.

Neste programa, apresentamos seis curtas-metragens capturadas em película de 16mm, e reveladas manualmente pela artista. Susu Laroche estará presente para conversar sobre o seu trabalho após a apresentação dos filmes.

Flood (2016 / Susu Laroche / 4:06)
Widows (2016 / Susu Laroche / 3:16)
17:17 (2015 / Susu Laroche / 1:44)
Vesmir Peklo (2014 / Susu Laroche / 3:11)
‘Quatic Menac (2015 / Susu Laroche / 2:31)
Tzars of Eros (2014 / Susu Laroche / 1:40)
(Duração: 17 mins)

Site da artista: www.susularoche.com

Marnie Weber é uma artista americana que vive e trabalha em Los Angeles. O seu trabalho abrange a criação de fotografia, escultura, instalação, filme, video, música e performance. No seu trabalho deparamo-nos com criaturas bizarras, por vezes em duas dimensões, e outras como manequins disfarçados com máscaras e fatos ornamentados, criados pela artista. Estes funcionam como grotescos contemporâneos no espírito de Hieronymus Bosch, com enfâse nos seus corpos de formas peculiares e os mundos surreais que estes ocupam.

Esta selecção de curtas-metragens mostra filmes que são quase como documentários de jogos de crianças. São artefactos misteriosos que se abrem para um mundo imaginário onde o carnivalesco e o espírito da peça de teatro infantil se mistura com algo mais profundo, mais sombrio e místico. Weber cria um mundo inquietante que existe numa dimensão entre a fantasia e a realidade, e convida-nos a entrar e explorar os seus sonhos.

The Red Nurse And The Snowman (2000 / Marnie Weber / 9:03)
The Forgotten (2001 / Marnie Weber / 7:07)
Ghost Trees (2003 / Marnie Weber / 8:29)
Songs That Never Die (2005 / Marnie Weber / 12:10)
The Campfire Song (2008 / Marnie Weber / 7:55)
Sea of Silence (2009 / Marnie Weber / 14:14)
(Duração: 59 mins)

Site da artista: www.marnieweber.com


‘Film Panic Presents!’ é um programa mensal de cinema underground e experimental contemporâneo que traz ao Porto uma variedade de filmes únicos, visões e explorações cinematográficas de cineastas intrépidos que desafiam e expandem a arte do cinema contemporâneo. Estas sessões são apresentadas pela Film Panic (Daniel Fawcett & Clara Pais) em parceria com o Shortcutz Porto, e têm lugar no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, com o apoio da Câmara Municipal do Porto.

Info em inglês: http://tinyurl.com/ldynspx

17212243_735391353286795_5690188811960469890_o

Entrada gratuita.

Caso desejes, poderás fazer um donativo para nos ajudares com os custos do Festival (transportes, impressões, etc).

Em todos os eventos do Festival Feminista do Porto poderá ser feita a entrega de produtos de higiene íntima (tampões, pensos, colectores, etc), que serão posteriormente distribuídos em colaboração com a Slut Walk Porto e o Centro de Apoio ao Sem-Abrigo.

No caso de precisares de apoio com crianças para poderes comparecer a algum evento, por favor, escreve para festfeminista.porto@gmail.com, indicando o evento em questão.

Anúncios