Rojava: o feminismo destemido das curdas como a artilharia da Revolução

Sábado  25  >  14h-16h  >  [documentário + tertúlia]  >  Casa Bô

Rojava: o feminismo destemido das curdas como a artilharia da Revolução:

Jin, JÎyan, Azadi ( a mulher, a vida e a liberdade) é a ideologia (lema, paradigma) central do movimento das mulheres curdas em Rojava, localizada no norte da Síria, expandindo também pelas várias regiões árabes por onde a revolução tem seguido.

No contexto desta revolução actual , há uma história por detrás deste movimento que nos leva a um extenso passado de opressão patriarcal a par da luta pela autodeterminação curda que tem pelo menos 16 séculos. Como foi então que os vários factores socio-políticos se fundiram no século XXI? Que história podemos nós contar da primeira revolução feminista no Médio-Oriente ocorrendo desde 2011 de forma consistente e bem sucedida mas que tem passado tão despercebida ao mundo?
O que propomos é uma exposição informada das atenuantes e circunstâncias que proporcionaram às mulheres curdas tomarem o seu destino pelas suas próprias mãos. A partir disso, pretendemos uma conversa aberta sobre como a experiência social e política tem resultado em Rojava, de que forma podemos nós contribuir, longe ou perto e como o exemplo da sua resiliência é também uma inspiração para o mundo ocidental.

Entrada gratuita.

Caso desejes, poderás fazer um donativo para nos ajudares com os custos do Festival (transportes, impressões, etc).

Em todos os eventos do Festival Feminista do Porto poderá ser feita a entrega de produtos de higiene íntima (tampões, pensos, colectores, etc), que serão posteriormente distribuídos em colaboração com a Slut Walk Porto e o Centro de Apoio ao Sem-Abrigo.

No caso de precisares de apoio com crianças para poderes comparecer a algum evento, por favor, escreve para festfeminista.porto@gmail.com, indicando o evento em questão.

Deixe um comentário