‘Nao é normal’ (Alicía Medeiros)

Sábado 4 até Quinta 30  >  Contrabando

A abordagem do caminhar como forma de percepção e prática tem sido destacado nos campos da arquitetura, artes e planejamento urbano como algo essencial às intervenções em espaços públicos de diferentes metrópoles. No entanto, a invisibilidade, insegurança e falta da liberdade do gênero feminino no espaço público permanece um debate atual, afetando esta prática diariamente, seja através de uma estrutura urbana que não contempla as necessidades femininas, seja através do assédio e violência de gênero ao quais estas mulheres estão constantemente submetidas. A proposta tenta usar a prática de caminhar como forma de resistência ao assédio em espaços públicos, escrevendo frases de ordem de cunho feministas em relação ao assédio em espaços públicos, uma violência machista diária que enfrentamos. Foi deselvolvido um alfabeto usando as ruas da cidade do Porto como grelha tipográfica, na forma de GPS drawing. Depois, pode-se construir frases de protestos em relação ao assédio em espaços públicos que se encontram escritas pelos muros da cidade como “Não é normal ter medo de andar sozinha na rua”.
O Resultado é uma série de três cartazes.

Sobre a Artista: Nascida em Manaus, Brasil em 1988. Vive e trabalha em Porto, Portugal. É Licenciada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/ Brasil) e Mestre em Arte e Design para o Espaço Público pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). Trabalha ao nível da vídeo arte e do caminhar no espaço público como performance regularmente desde 2013. Se interessa no processo do caminhar como prática artística em espaços públicos, e recentemente tem abordado a questão de gênero neste processo, principalmente em relação ao assédio em espaços públicos.
Link: http://cargocollective.com/aliciamedeiros

De 4 a 30 de Março. Entrada Gratuita. Caso desejes, poderás fazer um donativo para nos ajudares com os custos do Festival (transportes, impressões, etc).

Em todos os eventos do Festival Feminista do Porto poderá ser feita a entrega de produtos de higiene íntima (tampões, pensos, colectores, etc), que serão posteriormente distribuídos em colaboração com a Slut Walk Porto e o Centro de Apoio ao Sem-Abrigo.

No caso de precisares de apoio com crianças para poderes comparecer a algum evento, por favor, escreve para festfeminista.porto@gmail.com, indicando o evento em questão.

nao e normal

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s