Mulher e Saúde: Fibromialgia e vacina do HPV

[Sessão informativa]  >  Quinta 23  >  18h30  >  Casa dos Açores

As mulheres têm formas de expressar os seus sintomas, resposta a tratamentos médicos e inclusive tendência a determinadas doenças diferente da dos homens. Exemplo disso é a doença fibromialgia, com uma incidência a nível mundial diferente relativamente aos homens. Cansaço, dolência generalizada por todo o corpo, sentimentos de tristeza, apatia ou depressão são alguns dos sintomas desta patologia, com causas multifactoriais e complexas na sua abordagem. Desse modo, é indispensável um enfoque específico e pormenorizado, que tenha em atenção que fatores diferenciais contribuem para esta patologia, bem como propostas terapêuticas de acordo com as necessidades observadas. Ao anterior designamos por morbilidade diferencial. Outro exemplo é a vacina do vírus do papiloma humano, um vírus que pode causar cancro do colo do útero, mas que é pouco incidente na população portuguesa e que apresenta um período janela de manifestação da patologia suficientemente largo para ser detetada a infeção anteriormente e evitar, assim, uma neoplasia. E, se por um lado é imprescindível a prevenção primária da infeção por vírus do papiloma humano, sê-lo-á através de uma vacina? Ou terá a vacina do VPH efeitos secundários suficientemente significativos para não ser administrada? Nesta pequena sessão tentaremos debater sobre temas de saúde e mulher, de uma forma crítica e construtiva que se aproxime das necessidades e realidade da saúde das mulheres.

Médica Noémia Loio
noemialoiom@gmail.com


Entrada gratuita. Caso desejes, poderás fazer um donativo para nos ajudares com os custos do Festival (transportes, impressões, etc).

Em todos os eventos do Festival Feminista do Porto poderá ser feita a entrega de produtos de higiene íntima (tampões, pensos, colectores, etc), que serão posteriormente distribuídos em colaboração com a Slut Walk Porto e o Centro de Apoio ao Sem-Abrigo.

No caso de precisares de apoio com crianças para poderes comparecer a algum evento, por favor, escreve para festfeminista.porto@gmail.com, indicando o evento em questão.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s