Ciclo Mulheres e Resistência “Indomáveis”

Quinta 9  >  21h30  >  [cinema]  >  Rés-da-Rua

Mulheres e Resistência IV: Indomáveis

Ao inicio da guerra civil espanhola (1936-1939) houve uma revolução social baseada no anarcosindicalismo e no comunismo libertário em Espanha. A Revolução espalhou, entre outros valores, a educação racionalista e coletivismo econômico no território espanhol.

O documentário “Indomáveis” (Zerikusia, 2013) é a história de Mujeres Libres, uma organização fundada em 1934 em Espanha por mulheres afiliadas ao sindicato anarquista CNT que tive um papel importante na Revolução e trouxe a perspectiva de gênero dentro do movimento libertário. Mujeres Libres achava que era nescessário a existência de um grupo que dirigisse as suas energias especificamente às mulheres dentro do anarquismo, mas não todos xs companheirxs revolucionários concordavam com isso… Com esse documentário tentaremos conhecer o que pensavam, qual era a sua abordagem política e como desenvolviam a sua labor. Indomáveis conta com o testemunho de duas protagonistas diretas de essa história e com entrevistas a escritoras e historiadoras espanholas e internacionais.

O documentário será projetado num ambiente aberto à discussão, com a ideia que o debate construtivo nos ajude a refletir sobre a luta feminista atual.

Revolução é nome de mulher, apareçam companheirxs!

O documentário vai se projetar em V.O com legendas em português, às 21.30 no Rés

antes terá um delicioso jantar vegetariano!


Entrada gratuita. Caso desejes, poderás fazer um donativo para nos ajudares com os custos do Festival (transportes, impressões, etc).

Em todos os eventos do Festival Feminista do Porto poderá ser feita a entrega de produtos de higiene íntima (tampões, pensos, colectores, etc), que serão posteriormente distribuídos em colaboração com a Slut Walk Porto e o Centro de Apoio ao Sem-Abrigo.

No caso de precisares de apoio com crianças para poderes comparecer a algum evento, por favor, escreve para festfeminista.porto@gmail.com, indicando o evento em questão.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s